Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Você Merece (Abigail Feliciano) - Sou uma pessoa altamente cinestésica

A comunicação visual, a auditiva e a cinestésica são muito importantes para um relacionamento harmonioso e tranqüilo.
Todas as pessoas - sem exceção – são visuais, auditivas e cinestésicas, com o desenvolvimento de uma ou outra característica em maior ou menor grau. O correto é haver um equilíbrio entre as três.
Comunicação visual: gosta de ver as coisas, de beleza, detalhes, regras e harmonia. Ele está sempre olhando as coisas ao seu redor, está sempre observando a beleza e os detalhes do ambiente. Gosta de manter uma certa distância da outra pessoa para poder vê-la melhor. O visual não gosta de toques físicos exagerado. Pensa e anda rápido, é dinâmico, criativo e faz sempre quadros mentais com imagens. Fala rápido e possui uma certa tendência para ser ansioso. Procura sempre iniciar qualquer comunicação demonstrando uma idéia ou um serviço através de desenho, ou elucidando um fato por escrito. O visual não gosta de desorganização e falta de detalhes.
Comunicação auditiva: gosta de ouvir, é objetivo, lógico, conversa muito consigo mesmo pensa conclusivamente, é criativo, político, estratégico. Para iniciar uma negociação, idéia, serviço ou produto, é objetivo com as vantagens e lucratividades. O auditivo NÂO gosta de muitos detalhes, toques físicos, tom alto de voz, fala rápida e sensibilização. Ele precisa ouvir.
Comunicação cinestésica: precisa sentir. Gosta de toque, de sensação, de ação. É sentimental, gosta de tudo que causa prazer. O toque é um fato muito importante para o cinestésico (sensibilidade ao movimento, velocidade e aceleração, noção de posição ou postura). Os gestos geralmente são soltos e freqüentes. Inicia qualquer comunicação ou negociação através da sensibilidade – até mesmo mentalmente. A idéia, serviço ou produto terá que sugerir sensações. Não gosta de poucas palavras, conclusões rápidas, excesso de regras, lógica ou racionalidade excessivas, ausência de sentimentos e excesso de objetividade.
Se bem que ponderando melhor, hoje tenho um pouco de cada um, devido a experiência de vida, com predominância do cinestésico sempre, claro! Mas com certeza sempre temos o que melhorar e aprender. Como a própria autora do livro diz: "este livro não foi parar em suas mãos por acaso"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário